Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) deve ficar até 30% mais caro no próximo ano. Veja a tabela.

A valorização dos veículos seminovos e usados continua, especialmente devido à falta de insumos que atingiu o setor automotivo. O impacto dessa dinâmica será sentido por muitos condutores, que terão que pagar mais Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em 2022. De acordo com um levantamento do portal O Tempo, o tributo pode ficar até 30% mais caro no próximo ano em relação ao valor pago em 2021. A pesquisa considerou os dez carros mais vendidos do país com base na tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) referente a novembro. Em janeiro do ano que vem, será necessário pagar um IPVA de 14% a 27% mais caro do que no início deste ano. A porcentagem varia de acordo com o modelo do veículo.

“Os seminovos e usados estão valorizados em um nível como nunca estiveram. Os que custam entre R$ 25 e R$ 40 mil são os mais procurados e é exatamente esse perfil de veículo que subiu em 2021. Alguns modelos tiveram pico de 35% de aumento no valor nesse ano. Ano que vem, o IPVA deve ser 30% maior do que foi pago ano passado, porque o preço do carro, em média, subiu esse percentual no mercado”, explica o diretor da Associação dos Revendedores de Veículos no Estado de Minas Gerais (Assovemg) e sócio proprietário da Auto Maia Veículos, Flávio Maia.

O valor médio dos veículos no Brasil subiu 24,9% nos últimos doze meses até setembro, mostra o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da Fipe. No mesmo período, os carros zeros ficaram 20,72% mais caros, e os usados 30,25%.

Com base na alíquota de imposto de 4% adotada em Minas Gerais, quem tem um Gol terá que desembolsar 25,49% com IPVA. Donos de Uno pagarão 14,56% a mais, enquanto proprietários do Corolla precisarão quitar um tributo até 27,12% maior.

Confira a tabela com o valor estimado para o IPVA cobrado em 2022, com base em dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) e da tabela Fipe.