Segundo o Instituto Climatempo, nem a chuva que atingiu a região de Itapetininga (SP) e que está prevista para esta semana serão suficientes para melhorar a crise hídrica enfrentada.

A Represa de Jurumirim, na região de Avaré (SP), atingiu nesta quarta-feira (6) o nível mais baixo deste ano, segundo a Agência Nacional das Águas (ANA).

Nem mesmo a chuva que atingiu a região de Itapetininga (SP) e que está prevista para esta semana serão suficientes para melhorar a crise hídrica enfrentada, de acordo com o Instituto Climatempo.

Atualmente, o nível do reservatório está em 20% da capacidade. A situação é preocupante, já que historicamente a média de volume é de 57,16% neste período do ano.

Segundo dados da ANA, em junho de 2021, o nível da represa era de 31%No mês seguinte, o volume de água estava abaixo de 30% da capacidade, o que já era preocupante.

No entanto, o nível mais baixo já registrado foi em dezembro de 2020, quando a represa atingiu apenas 13% da capacidade, segundo a agência nacional.