Um dos carros mais emblemáticos, desde o lançamento do Uno Mille, deve deixar o mercado nacional. Sucessores já vendem com ampla vantagem.

 

Os consumidores de automóveis brasileiros tendem a colecionar saudades. Na verdade, é assim em todos os países, porém alguns modelos que fizeram história foram descontinuados. Outros diversos carros também devem deixar o mercado brasileiro muito em breve. Os próximos meses prometem ser decisivos para alguns veículos bastante populares no Brasil. Fora de linha

Os últimos anos têm trazido algumas desilusões para os motoristas e proprietários de carros brasileiros. Só em 2021, 12 modelos foram descontinuados – saíram de linha de produção. A notícias sempre gera tristeza dos fãs de determinados veículos. Até o final de 2022 mais automóveis devem seguir o mesmo caminho.

Parece que foi ontem que os Ford Ecosport e Ford Ka ainda estavam nas concessionárias. Os modelos mexeram com o coração do brasileiro, que ainda tenta superar o fim da produção. O mesmo deve ocorrer com os consumidores do Fiat Uno.

Fim do Uno

Pois é, como mencionado anteriormente, o Fiat Uno está na lista dos carros que devem deixar as concessionárias. Já com 37 anos de existência no mercado – desde a versão Mille, o compacto deixará saudades. Contudo, o design do Uno está defasado e ele não irá receber os novos motores da Stellantis.

O sucessor do Uno é o Fiat Mobi, campeão de vendas da categoria compacto. Além disso, é um dos carros mais vendidos do Brasil em 2021. O novato já ultrapassou com larga vantagem as vendas e a popularidade do Fiat Uno. Aliás, este só é vendido em uma única versão: Way 1.3.

Mais descontinuidade

Ainda sobre a Fiat, outros dois carros estão na reta para deixar de serem produzidos por aqui. O Grand Siena e o Fiat Doblò podem estar com os dias contados até o início de 2022.

O Grand Siena deve ceder espaço para o Fiat Cronos. O novo sedã da Fiat tem se destacado em volume de vendas e aceitação dos clientes. Já o Doblò vem assistindo suas vendas caírem gradativamente. Não há um substituto direto para o modelo, mas o novo SUV Pulse da Fiat vem aí. A saída do Doblò pode abrir caminho para melhor assimilação dos clientes ao novo SUV da marca.