Avaré entra no mês de seu aniversário com a estimativa do O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) sobre o número de habitantes da cidade. A divulgação foi realizada na sexta-feira, dia 27, com a  população estimada do país, estados e municípios. E de acordo com os dados apresentados, Avaré tem uma população estimada de 91.792 mil habitantes. Não se trata do censo populacional, apenas uma estimativa feita anualmente. A data de referência para o levantamento é 1º de julho.

Estimativa para algumas cidades da região, segundo dados do IBGE

Avaré 91.792

São Paulo é a cidade mais populosa do Brasil

O município de São Paulo continua sendo o mais populoso, com 12,4 milhões de habitantes, seguido pelo Rio de Janeiro (6,8 milhões), Brasília (3,1 milhões) e Salvador (2,9 milhões). Os 17 municípios do país com população superior a um milhão de habitantes concentram 21,9% da população brasileira, ou 46,7 milhões de pessoas.

São Paulo segue como o estado mais populoso, com 46,6 milhões de habitantes, concentrando 21,9% da população total do país, seguido de Minas Gerais (21,4 milhões de habitantes) e do Rio de Janeiro (17,5 milhões de habitantes). Os cinco estados menos populosos, somam cerca de 5,8 milhões de pessoas estão na Região Norte: Roraima, Amapá, Acre, Tocantins e Rondônia.

Segundo o IBGE, as estimativas populacionais não incorporam os efeitos da pandemia. “De acordo com o gerente de Estimativas e Projeções de População do IBGE, Márcio Mitsuo Minamiguchi, dados preliminares do Registro Civil e do Ministério da Saúde apontam para um excesso de mortes, principalmente entre idosos, e uma diminuição dos nascimentos. É possível que também tenham ocorrido alterações nos fluxos migratórios. As implicações disso no tamanho da população, contudo, serão verificadas a partir do próximo Censo Demográfico”, pondera o IBGE.